Mais de sete mil pessoas assistiram aos 30 espetáculos e a uma conferência internacional nos cinco dias do LEME – Festival de Circo Contemporâneo, até este domingo. A próxima edição do festival do 23 Milhas e Bússola, regressa em 2023, entre 30 de novembro e 3 de dezembro.
Este ano participaram «várias dezenas de alunos de escolas de circo contemporâneo» e a EB 2,3 da Gafanha da Encarnação recebeu o espetáculo “(em)quadrados” e as oficinas de parkour com os Team Braga. A vereadora da Cultura da Câmara Mariana Ramos valorizou a «introdução à experiência das artes performativas».
Além do espetáculo, no DIVE #2 sobre a Circostrada Network, uma rede europeia para a promoção das artes de rua e do novo circo, o debate realizou-se «pela primeira vez em Portugal», em parceria com a organização do LEME e com a Acesso Cultura. Um debate de três dias sobre «inclusão, acessibilidade e invisibilidade nas artes», com a participação de 75 profissionais de vários países. Nesta edição, o evento anual «consolida o seu reconhecimento internacional como ponto de encontro do circo contemporâneo», segundo o 23 Milhas.
Em cinco anos do LEME, a programação integrou 60 companhias, incluindo mais de 300 artistas de 28 nacionalidades e 64 espetáculos distintos.