Domingo, 15 Setembro 2024
InícioAveiroInauguração oficial do Rossio a 7 de janeiro

Inauguração oficial do Rossio a 7 de janeiro

O dia é de apressar os trabalhos para a festa da passagem de ano no Rossio, Rua João Mendonça e Pontes, a poucos dias da inauguração oficial, a 7 de janeiro, às 16:00h. A partir de 1 de janeiro o Rossio será de circulação aberta ao público.

A noite de 31 de dezembro e entrada e m 2024 será com música dos djs Miguel Rendeiro, Francisco Aires Pereira e Bruma.

O parque de estacionamento subterrâneo abrirá a 1 de fevereiro, acompanhado de um tarifário e, entretanto, receberá de 7 a 9 de janeiro, uma exposição de automóveis

Está já aberta a circulação pedonal e ciclável nas Pontes e pedonal na Rua João Mendonça, há espaços verdes ajardinados e relvados, novas árvores, mais área para os peões, nova iluminação pública, valorização das ruínas da Capela de São João e criação do Centro de Interpretação do Achado e da História do Rossio.

A obra de requalificação do largo do Rossio e da Praça General Humberto Delgado/Pontes é um investimento da Câmara Municipal com financiamento dos Fundos Comunitários da União Europeia, através do FEDER do Portugal 2020, assim como do valor pago por antecipação pela concessão do novo parque de estacionamento.

O programa da noite inclui espetáculo aquático e piromusical, e por «razões objetivas de segurança, estará impossibilidade o acesso ao corredor pedonal do largo do Rossio, contíguo ao Canal».

A Câmara, promotora da obra, convida todos para a contagem decrescente, a passagem de ano, a abertura da Capital Portuguesa da Cultura 2024 nas margens do Canal Central, Rossio e áreas adjacentes.

O acesso automóvel à zona do Rossio e ao Bairro da Beira Mar «estará muito condicionado» e por isso a Câmara aconselha a deixar a o automóvel «em locais periféricos, preferindo a deslocação pedonal». O programa abre às 22:00h com cortes no acesso à Av. Lourenço Peixinho (Rua de Agostinho Pinheiro); Cais do Alboi/Rua da Liberdade; Ponte de São João; Rotunda das Pirâmides; ruas Conselheiro Luís Magalhães, Arrochela, Liberdade, Tricanas, José Rabumba, Lavadouro, Homem Cristo Filho, Bat. Caçadores 10 e Bernardino Machado, e Travessas da Arrochela e do Lavadouro.

Devem ser evitadas as ruas Batalhão de Caçadores 10 e acesso às Florinhas do Vouga, Santos Mártires, Príncipe Perfeito (controlo na zona pedonal).

Será vedado o estacionamento nas «vias adjacentes ao largo do Rossio nas horas prévias ao evento, permitindo a criação de dispositivos de segurança e circulação pedonal controlada e acesso livre a veículos de emergência médica e de segurança pública, caso seja necessário» e toda a navegação no Canal do Paraíso está interdita até às 17:00h do dia 1 de janeiro de 2024.

A Festa de São Gonçalinho é de 10 a 15 de janeiro sendo que os principais espetáculos serão na praça central de eventos do Rossio. Carolina Deslandes atua no dia 10 de janeiro.

A obra de arte de Rui Chafes nas Pontes será inaugurada a 10 de junho de 2024,«como memorial de referência a Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024».

Notícias recentes