Sexta-feira, 7 Fevereiro 2025
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Identificação precoce de dificuldades linguísticas

É um novo instrumento, o RLI 2-3: Rastreio de Linguagem Infantil 2-3 anos para identificar precoce de possíveis dificuldades linguísticas, criado pelas investigadoras Marisa Lousada e Alexandrina Martins, professoras da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (UA) e pelas terapeutas da fala e ex-alunas Ana Carolina Coelho e Carolina Santos. Foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Terapia da Fala da UA e pode ser utilizado por terapeutas da fala, pediatras, educadores de infância e outros cuidadores.

É dirigido a crianças com idades entre 2 e 3 anos e «visa analisar diversos domínios linguísticos, léxico-semântico, fonológico, morfossintático e pragmático, avaliando a produção linguística das crianças.

O objetivo é «determinar se a linguagem da criança está a seguir um padrão típico de desenvolvimento ou se há indícios de necessidade de encaminhamento para uma avaliação especializada em Terapia da Fala».

Numa parceria da UA com a empresa Trilhos de Mudança, o instrumento encontra-se licenciado para exploração comercial e estará brevemente disponível à comunidade clínica e científica.

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