O protocolo de colaboração a assinar entre a Câmara de Ovar e a Administração Regional de Saúde é referente ao Hospital Dr. Francisco Zagalo, no âmbito da requalificação da Rede de Urgência e Emergência, resultante de negociações entre a autarquia a ARS e o Ministério, «trará vantagens globais».
As vantagens são, segundo a autarquia, em matéria de cuidados de saúde primários – «todas as extensões de saúde se mantêm e há a possibilidade de criação de Unidades de Saúde Familiar – e em matéria de serviços de socorro e transporte hospitalar dos doentes urgentes e emergentes com uma ambulância INEM com TAE (Técnicos de Ambulância de Emergência) e uma VMER (Viatura médica de Emergência e Reanimação).
O Hospital contará ainda com um «reforço das especialidades (otorrinolaringologia, pedopsiquiatria e neurologia) e com a duplicação do número de camas para cuidados continuados de convalescença».
Mantém a hipótese de «eventual Serviço de Urgência Básico, se a monitorização a efectuar assim o exigir, o actual SAP e consulta aberta manter-se-ão até às 24 horas, podendo mesmo funcionar da meia-noite às 08h00 em épocas específicas».