A embarcação de ecoturismo Gaivinha pode voltar hastear a Bandeira Azul hasteada na próxima época balnear.
A embarcação marítimo turística do operador turístico Sterna é movida a energia solar com a particularidade de navegar pelos canais da Ria, sem provocar ruído.
A Bandeira Azul será hasteada nas praias das Barra, Costa Nova, S. Jacinto, Bico, Monte Branco, Torreira, Esmoriz, Cortegaça, Furadouro, S. Pedro de Maceda, Mamoa, Quinta do Barco, Areão, Labrego e Vagueira, Espinho-Baía, Espinho Rua-37, Frente Azul, Paramos, Seca e Silvalde
A Bandeira Azul, símbolo de qualidade balnear, é um «programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental. Este galardão tem como objetivo educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustre, portes de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.