A GNR apreendeu no Porto de Pesca Costeira de Aveiro, esta quinta-feira, 1035 Kg de biqueirão e cerca de 67 Kg de sardinha por excesso dos limites diários de captura.
Numa ação de fiscalização para controlar o cumprimento das regras de captura e descarga de pescado fresco, os militares da Guarda fiscalizaram duas embarcações de pesca que efetuavam a descarga na lota de Aveiro não cumprindo os limites diários de captura permitidos por lei.
Foram identificados os mestres das embarcações, dois homens de 31 e 41 anos, tendo sido elaborados os respetivos autos de contraordenação, cujas coimas podem ascender aos 37 500 euros.
A GNR salienta que a prática de uma pesca sustentável, que respeite a natureza e a integridade dos ecossistemas, contribui para a conservação das unidades populacionais de peixes e, ao mesmo tempo, para a criação de condições de prosperidade e emprego no setor das pescas.
Nos últimos anos, a GNR tem feiro apreensões desta espécie, em quantidades relevantes, destacando-se a operação, em 2018, quando a Guarda detetou 11 toneladas na Gafanha da Nazaré, por ultrapassarem os limites de captura diários de pesca e por não cumprirem os tamanhos mínimos estabelecidos por lei.