Terça-feira, 17 Setembro 2024
InícioAveiroForça Aérea fixa helicópteros em Ovar

Força Aérea fixa helicópteros em Ovar

A Força Aérea conta desde esta quarta-feira com quatro novos helicópteros dedicados ao combate aos incêndios rurais, sendo que dois helicópteros, os UB-60 Black Hawk ficarão sediados no Aeródromo de Manobra N.º 1, em Ovar, que a partir desta sexta-feira passa a designar-se por Base Aérea N.º 8. Destinam-se ao combate aéreo e à projeção de forças no terreno

Foram apresentados dois helicópteros AW119 Koala e dois UH-60 Black Hawk, meios aéreos adquiridos através de verbas do Plano de Recuperação e Resiliência. Os dois helicópteros AW119 Koala juntam-se à frota já existente da Esquadra 552 – “Zangões”. Estes dois ficarão permanentemente dedicados à missão de combate aos incêndios rurais, através da vigilância e de projeção de forças no terreno. Estes dois helicópteros são os primeiros de um total de seis, prevendo-se que a frota fique completa até 2026. O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves disse que marca «o início da construção da capacidade própria do Estado naquele que era um desígnio nacional sufragado pelos portugueses no domínio do combate aéreo aos incêndios rurais».

A Força Aérea gere os meios do Estado para a missão de combate a incêndios. Estes quatro helicópteros são os primeiros de 11 a serem operados pela Força Aérea, nomeadamente dois AW119 Koala, seis UH-60 Black Hawk e mais três que serão objeto de concurso de aquisição a ser lançado brevemente.

O UH-60 Black Hawk é um helicóptero utilitário bimotor de médio porte. A sua tripulação básica é composta por dois pilotos, transporta até 12 passageiros na cabine e tem capacidade de largada de 2950L de água. Com autonomia de voo de 2h30, tem um alcance de 555 km e atinge uma velocidade máxima de 314 km/h.

O AW119 Koala é um helicóptero monomotor «extremamente versátil, cumprindo um leque bastante alargado de missões, como sejam: patrulhamento e observação no apoio ao combate aos incêndios rurais, instrução básica e avançada de voo, busca e salvamento e evacuações sanitárias. Tem capacidade de transportar até sete passageiros (além do piloto), uma maca e cinco passageiros, ou ainda 1400 Kg em carga suspensa».

Notícias recentes