O ferry-boat elétrico “Salicórnia” deverá chegar a Aveiro no domingo de manhã, dia 29, depois do bota-abaixo e batismo no dia 26 às 11:00h, nos Estaleiros da Navaltagus, no Seixal.
Rebocada desde o Seixal, a chegada a Aveiro está sujeita às condições marítimas e climatéricas. Depois, fará testes de navegação e de carregamento até à inauguração, a anunciar «proximamente». Iniciará a travessia da Ria entre S. Jacinto e o Forte da Barra na Gafanha da Nazaré.
Segundo as contas apresentadas pela Câmara, o ferry «resulta de um investimento global de 7.326.490,13 euros, é cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo de Coesão, no valor de 2,25 milhões de euros, para um investimento total da Câmara (ferryboat e sistema de carregamento) de cerca de 9 milhões de euros».
O Salicórnia substituirá o atual ferry que faz a travessia. Transportará 260 passageiros e 19 viaturas, mais 30% e 90% respetivamente do que o atual ferryboat, com «baixos níveis de ruído», «zero emissões de CO2, (mais de 300 toneladas de CO2 do ferry em funcionamento, reduzindo em cerca de 30% o consumo energético». Integrará a operação AveiroBus este ferryboat «100% elétrico, desenvolvido inteiramente em Portugal, por marcas nacionais, para servir uma região portuguesa, um dos primeiros em toda a Europa, com exceção feita aos países nórdicos, onde esta tipologia de transporte já é utilizada». Para a Câmara é ainda «um elemento relevante de marketing territorial, em especial dos valores ambientais do município de Aveiro, de São Jacinto e da Ria de Aveiro».
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