O Dia D das áreas metropolitanas é a 31 de Março, prazo limite para as áreas metropolitanas constituídas poderem beneficiar de apoios financeiros à sua instalação. As que forem constituídas depois não terão esse apoio.
A Grande Área Metropolitana de Aveiro (GAMA) já apresentou a declaração política para a sua constituição. É menor do que se desejaria, perdendo os concelhos da Feira, S. João da Madeira, designadamente, relevantes em termos da dimensão industrial, que preferiram ir para o Porto.
Contudo, à última hora conseguiu segurar Vale de Cambra. Sobre Arouca, há notícia de que o Porto pode não aceitar a sua integração.
Anadia é um caso por resolver que ainda não decidiu se adere a Aveiro, Coimbra ou fica sozinha. Mira, embora do distrito de Aveiro, é um caso que Alberto Souto admite receber na GAMA
Pouco debate público tem havido à volta das áreas metropolitanas e os que se têm realizado estão a acontecer nos últimos dias como foi o desta quarta-feira em Anadia em que juntou os presidentes das câmaras de Aveiro e Coimbra, Jorge Coelho e Miguel Relvas, secretário de Estado da Administração Local. Outro acontecerá a 31 de Março, na Universidade de Aveiro.