A Assembleia Municipal de Aveiro aprovou esta sexta-feira o plano da Câmara contra as acções violentas de grupos de hooligans que admite possam actuar na cidade durante os jogos do Euro’2004.
Segundo o Plano de Emergência de Aveiro para o Europeu de Futebol aprovado, o fenómeno conhecido por hooliganismo – um tipo de organização violenta com actuação nos estádios de futebol, imediações e centros de cidades – tem uma “probabilidade alta” de vir a acontecer.
Este tipo de acções violentas – para além dos confrontos e desacatos mais espontâneos – pode nem vir a acontecer, ou a atingir dimensões relevantes mas há um plano camarário, definido em articulação com o Serviço Distrital de Protecção Civil e aprovado pela Assembleia, a cerca de 15 dias do primeiro de dois jogos do Euro em Aveiro.
Na lista de riscos que o plano apresenta, o terrorismo é um fenómeno com pouca probabilidade de vir a acontecer enquanto que admite probabilidade alta na ocorrência de acidentes de viação e na circulação de comboios.
O estádio de Aveiro recebe o jogo Republica Checa-Letonia, a 15 de Junho às 19:45h e o Holanda-República Checa, a 19 de Junho, às 19:45h, do grupo D da 1ª fase do campeonato que se realiza em 10 estádios, entre 12 de Junho e 4 de Julho.