A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA-UA) mudou-se para o centro da cidade, para o nº 28 da Rua Comandante Pinho e Freitas depois de «uma reestruturação com vista à rentabilização dos espaços, equipamentos e condições de ensino», segundo comunicado da Universidade de Aveiro.
Desde o dia 1 de Janeiro é a nova morada do estabelecimento, uma mudança que «resulta de um acordo entre a Reitoria da UA e a direcção da ESTGA, que tem por base a optimização dos serviços».
Até Dezembro de 2006, o sistema de ensino funcionava, em simultâneo, em dois pólos: na Zona Industrial da Alagoa e na Rua Comandante Pinho e Freitas.
Uma situação que «gerava duplicação de serviços e complicações aos estudantes, uma vez que tinham que se deslocar, com relativa frequência, para aceder à reprografia e aos serviços administrativos, localizados no centro de Águeda».
Agora, os serviços ficam concentrados num edifico. «São 800 alunos da ESTGA podem agora aceder à biblioteca, à reprografia e à cantina mais facilmente. Estes serviços estão também assegurados aos alunos do regime nocturno. A agregação trouxe à ESTGA uma dinâmica que não era visível».
Encontra-se em funcionamento cursos de formação académica de 1.º Ciclo e formação pós-graduada (Cursos de Formação Especializada) e oferta ao nível da formação pós-secundária – Cursos de Especialização Tecnológica (CETs), de nível IV.
São nove os CETs em funcionamento, um dos quais, em Oliveira do Bairro.