A empresa municipal GEDAZ – Gestão de Equipamentos de Azeméis vai gerir os equipamentos desportivos do concelho e será «transversal a áreas tão importantes como os sectores da cultura e educação», segundo o vereador Pedro Marques, na tomada de posse como presidente do Conselho de Administração.
A empresa foi criada este ano pela autarquia para «assegurar a gestão de todos os equipamentos existentes no município com o objectivo de imprimir uma nova dinâmica nas infra-estruturas, em especial na piscina e no pavilhão municipal».
«A GEDAZ tem, claramente, um fim empresarial tendo de atingir autonomia financeira», defendeu. Pedro Marques diz que «os objectivos da GEDAZ são dinamizar o desporto em todas as vertentes desde a natação, ao futebol e a todas as modalidades amadoras e fazer um ‘upgrade’ nos equipamentos desportivos introduzindo-lhes dinâmicas e adequando-os à realidade actual».
Para Hermínio Loureiro, presidente da Câmara, «a criação da empresa municipal foi uma boa aposta para dinamizar a prática desportiva» e pode ser um «caminho a ser seguido noutros sectores». Outro objectivo é a «melhoria dos índices da prática desportiva no concelho», disse.