Ficou sob a medida de coação de apresentações diárias um homem de 34 anos detido pela PSP no passado sábado, às 18:00h, suspeito de furto em residência, em Aveiro, alguns praticados uma hora e meia depois de sair da Polícia. A PSP refere que «a sua conduta reiterante estava a ser causadora de uma enorme danosidade e alarme social junto da comunidade comercial e populacional da cidade de Aveiro».
Pelas 04.30h, desse dia, o indivíduo «tinha já sido conduzido à Esquadra Policial de Aveiro, por ter sido intercetado por um segurança a furtar num quiosque, no interior de um estabelecimento comercial, onde se introduziu, tendo forçado as portas de abertura automática». A PSP apreendeu 7,64 euiros, 2 Kg de ovos moles, entretanto, entregues à proprietária. Ainda segundo o relato da Polícia, «após ter saído das instalações policiais, pelas 06:00h, o suspeito «praticou novamente um furto, desta vez no interior de uma viatura que se encontrava estacionada nas imediações daquelas instalações, levando um autorrádio. Logo de seguida, ainda na mesma localidade, escalou o muro de uma residência e, com os proprietários no interior, entrou pela porta da marquise, tendo furtado diversos artigos (um computador portátil, artigos em ouro, duas carteiras de senhora, documentos pessoais, chaves), e deixado ficar, nessa residência, o autorrádio que havia furtado, momentos antes. A poucos metros daquele local, ainda arrombou a porta de um estabelecimento, mas colocou-se em fuga, sem ter furtado qualquer objeto». Momentos depois foi detido, intercetado no centro da cidade Os artigos furtados e o autorradio, foram recuperados e entregues aos proprietários.
Está indiciado em vários processos-crime, pela prática de furto no interior de estabelecimento comercial, no interior de veículo, no interior de residência, e por posse e tráfico de estupefacientes e estava, também, sob a medida de coação de apresentações periódicas, no Posto Policial da área da sua residência, o quae não tem cumprido.
A PSP reforça uma série de avisos Trancar as portas da residência, bem como de garagens e portões exteriores; Durante a noite, se possível, deixar uma luz exterior ligada; Instalar corrente de segurança e óculo na porta; Não ter em casa grandes quantias de dinheiro e guardar joias num cofre oculto. No comércio, instalar um sistema de videovigilância; Não deixar dinheiro na caixa registadora, após o encerramento; Não instalar a caixa registadora na entrada do estabelecimento. Trancar as portas do automóvel; Não deixar o motor a trabalhar, mesmo que a ausência seja breve; Não deixar objetos à vista dentro do automóvel; Usar tranca, bengala de pedais ou de volante, visível do exterior; Não deixar os documentos referentes ao veículo no seu interior. Instalar um sistema de som amovível na viatura