A Câmara de Ílhavo lançou esta segunda-feira um apelo público de voluntariado, entre os 18 e os 60 anos, sem integrarem grupos de risco COVID-19 para ajudar nos lares e cuidados continuados. As inscrição são feitas pelo e-mail ddss@cm-ilhavo.pt e telefone 234 329 640
Face ao «elevado número de infeções e contágios por COVID-19», a autarquia decidiu reabrir as inscrições para a “Bolsa Municipal de Voluntariado Social – COVID-19” para apoiar lares e a Unidade de Cuidados Continuados da Misericórdia.
É preciso mais voluntários para a lavandaria, limpeza, cozinha, ação direta com idosos, serviço de apoio domiciliário, enfermagem e «outras áreas da saúde». A Câmara de Ílhavo «apela a todos os que tenham disponibilidade e manifestem vontade para dar o seu apoio e contributo a estas instituições».
É um apoio que é dirigido à comunidade porque as respostas sociais que têm de prestar são «complexas e difíceis». A ajuda, conseguindo mais voluntários permitirá minimizar «eventuais impactos da COVID-19 nas suas estruturas».