Uma manifestação contra a redução dos horários dos bares em Aveiro, marcada para esta segunda-feira, reforço policial na zona da Beira Mar, queixas na Assembleia Municipal e uma rusga da PSP na madrugada desta sexta-feira são os ingredientes do actual quadro da noite.
Neste dias o assunto tem centrado a atenção e, como já se esperava, a PSP desencadeou uma operação de fiscalização nas zonas de S. Roque, Praça do Peixe e Rossio.
O resultado da fiscalização da madrugada desta sexta-feira, no que respeita ao funcionamento dois bares, foi cinco autos de contra-ordenação por falta de afixação de horários, funcionamento além do horário e falta de licença.
No exterior, a PSP fiscalizou cerca de uma centena de veículos, deteve nção quatro homens, um por não possuir carta de condução e outros três por conduzirem com taxa de álcool de 1,56, 1,72 e 1,55 g/l entre nove autos de contra-ordenação por excesso de álcool.
O funcionamento dos bares nocturnos está sob a atenção especial da PSP e da Câmara, que licencia os horários dos bares, a partir da recente queixa de moradores do bairro da Beira Mar que denunciaram ruído excessivo e destruição de património.
Quanto à manifestação de segunda-feira, está marcada para as 14:30h, na Praça da República, junto à Câmara.
Na concentração organizada pelos designados por “Amigos da Noite” e proprietários de bares, protestam contra a redução dos horários e apelam a um comportamento diferente dos clientes nas ruas.