O centenário hospital da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada está totalmente recuperado e quase pronto e equipado para receber os primeiros doentes a meados de Julho, noticia o Diário de Aveiro.
«Quem o garante é o provedor da instituição, João Peres, afirmando que este empreendimento era uma carência há muito desejada não só pela Misericórdia mas, sobretudo, pela população desta cidade bairradina.
«Tenho a certeza que esta é uma obra que, num futuro próximo, todos nós nos vamos orgulhar», diz o provedor, revelando ainda que já foi feita a escolha «dos melhores médicos, das melhores chefias e dos melhores técnicos» que vão trabalhar nesta unidade de saúde. Aliás, João Peres revela ter já escolhido o homem que vai dar a cara pelo hospital da Santa Casa e que será o director clínico desta unidade de saúde (ver caixa).
«Convidei o Dr. Luís Oliveira, professor de Pneumologia da Universidade de Coimbra, que aceitou o cargo», que aceitou e já escolheu uma equipa de médicos e técnicos que garantem, segundo João Peres, «um serviço de qualidade e de excepção».
«Estamos a investir num projecto que vai dar mais e melhor saúde a todos aqueles que aderirem à nossa unidade hospitalar», salienta o provedor, que usa a linguagem (curiosa) da música para explicar os eventuais «desacordos» que poderão surgir devido a esta obra emblemática para a Mealhada e a própria Santa Casa da Misericórdia.
«Sabemos que, como em tudo na vida, as opiniões nunca são unânimes. Ouvimos todas! Contudo, temos de ser um pouco como o maestro, “virar as costas à plateia e dirigirmos a orquestra, previamente ensaiada”. Perante isto, e continuando na música, queremos ser como o fado de Coimbra, ou seja, no fim não queremos aplausos mas sim que sintam a obra».
Com 62 camas, dois blocos operatórios e vários serviços, esta unidade hospitalar, custou à Santa Casa uma verba que ultrapassa um milhão de contos (cerca de cinco milhões de euros), incluindo todos os equipamentos, dos quais esta instituição de solidariedade social beneficiou de uma comparticipação da Câmara Municipal da Mealhada na ordem dos 500 mil euros (100 mil contos), outro tanto através de uma candidatura (aceite) ao Programa Saúde XXI, sendo o restante investimento (800 mil contos) da responsabilidade da Santa Casa, que pediu um empréstimo à banca e ainda recebeu vários donativos de beneméritos «que apoiaram desde a primeira hora este projecto».
João Peres conta que o hospital comece a funcionar em pleno em Agosto, mais propriamente a partir do dia 12 desse mês, dia em que se comemora o centenário do hospital da Mealhada agora totalmente remodelado, e a inauguração poderá, também, ocorrer nesse dia, para a qual foi convidado o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, «praticamente garantido» nesse evento. Todavia, explica, o provedor, a inauguração também pode ocorrer dia 15 de Outubro. Por duas razões. «Por que nesse dia a Misericórdia também comemora o seu centenário, e porque ainda não sabemos qual das datas mais convém (em termos de agenda) ao Presidente da República», revela João Peres. (Diário de Aveiro)