A Câmara Municipal de Aveiro estima que o investimento necessário para pôr em prática as acções que constam da Carta Educativa concelhia ronde os 25 milhões de euros, noticia o Diário de Aveiro.
«O documento ficará «tecnicamente pronto» no final deste mês, revelou o vereador Pedro Ferreira, acrescentando que as reuniões com os agrupamentos estão em «fase de conclusão».
O autarca com o pelouro da Educação anunciou que uma das medidas propostas é a construção de uma nova escola do primeiro ciclo em Esgueira, dado que a actual «tem alunos a mais».
Segundo Pedro Ferreira, a «principal discussão» durante a elaboração da Carta Educativa girou em torno do figurino escolar a adoptar no município. «Escolhemos o modelo de centro educativo», afirmou, pelo que «não existirão tantas escolas como actualmente».
De acordo com o vereador, seis dos actuais estabelecimentos de ensino serão mantidos ou ampliados. As restantes escolas da rede serão «novas», salientou.
Os alunos serão transferidos à medida que as obras forem sendo concluídas, adicionou.
Muitas das actuais unidades de ensino funcionam «sem condições». Os novos equipamentos terão «outra capacidade, nomeadamente ao nível das novas tecnologias». Uma das ideias da autarquia é instalar quadros electrónicos nas salas de aula, exemplificou.
O calendário para a construção das novas escolas será definido em função dos fundos comunitários que vierem a ser disponibilizados. Pedro Ferreira assume que a Câmara de Aveiro não dispõe do dinheiro necessário para avançar sem apoios para a execução das medidas que integram a Carta Educativa, pelo que as obras merecerão candidaturas ao próximo quadro comunitário, que vigorará entre 2007 e 2013.» (Diário de Aveiro)