Terça-feira, 10 Setembro 2024
InícioAveiroCarro da UA sexto no Formula Student Portugal

Carro da UA sexto no Formula Student Portugal

O carro da equipa da Universidade de Aveiro (UA) cortou a meta em sexto lugar entre 22 equipas, na primeira edição da competição internacional “Formula Student Portugal” com um veículo a combustão, no Kartódromo de Castelo Branco. Ficou em 3º lugar na apresentação do plano de negócios e em primeiro lugar na Classe 2 com «protótipos teóricos, no desenvolvimento computacional do carro, da modelação 3D das partes necessárias à assemblagem.

A equipa “Engenius UA Formula Student” é constituída por alunos e professores de vários departamentos da UA.

Competiu pela primeira vez na Classe 1, a principal categoria desta competição com um veículo «desenvolvido por estudantes de diversos cursos. A Engenius UA pretende participar em pelo menos uma competição internacional No próximo ano letivo.

INFO UA «A “Formula Student” é a maior competição de engenharia a nível académico no mundo, com eventos dentro e fora da Europa, como Portugal, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Itália, Holanda, República Checa, Hungria, EUA, Índia, entre outros. Nestas competições os estudantes têm a possibilidade de projetar, construir, experimentar e desenvolver conhecimento prático de diversas áreas disciplinares. A equipa “Engenius UA Formula Student”, criada por estudantes do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), em 2006, tem-se focado no projeto de veículos, procurando desafiar os estudantes para o desenvolvimento de protótipos tanto teóricos como físicos de carros de Fórmula, com o intuito de participar em competições a nível nacional e internacional. Apesar de ter sido um projeto do DEM, conta atualmente com a colaboração de outros departamentos da Universidade (Comunicação e Arte, Eletrónica, Telecomunicações e Informática e Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo), resultando, assim, numa iniciativa extracurricular e multidisciplinar. Esta primeira edição da FSPT contou com a participação de 400 estudantes e 22 equipas de oito nacionalidades, que concorreram com 15 carros. O evento foi uma experiência “extremamente enriquecedora para os 21 membros da UA que participaram nesta edição, tanto em termos de conhecimento técnico como no intercâmbio de ideias, seja com pares de outras equipas, juízes das diferentes provas ou até mesmo com a equipa responsável pelas inspeções técnicas dos vários protótipos”, afirmou José Paulino, da equipa».

Notícias recentes