A programação do primeiro trimestre de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura e a obra de arte nas Pontes foram apresentadas esta quinta-feira pela Câmara de Aveiro.
Quanto a custos, a Capital a Cultura tem um orçamento de 8 milhões de euros, seis dos quais a Câmara assume e dois milhões é uma participação do Estado.
A nova obra de arte pública, da autoria de Rui Chaves, uma esfera em ferro que pretende representar a «universalidade» de Aveiro, segundo o presidente da Câmara, Ribau Esteves, tem um custo de 350 mil euros, da autoria de Rui Chafes a inaugurar no dia 10 de junho de 2024 Dia de Portugal, no âmbito da programação da “Capital da Cultura”. A sessão protocolar de abertura da “Capital da Cultura” será a 26 de janeiro, com a atuação da intérprete e compositora de guitarra portuguesa, Marta Pereira da Costa, no Teatro Aveirense A entrada custa 10 euros.
“Cultura e Identidade” é o tema da programação para o primeiro trimestre, que começa a seguir à meia-noite na passagem de ano 2023-2024 numa festa pública que marca a abertura da Capital Portuguesa da Cultura, entre a Av. Lourenço Peixinho e o Rossio, esperando-se que as obras estejam concluídas a tempo. O fogo de artifício será nas margens do canal Central e a partir de plataformas sobre a Ria.
O primeiro espetáculo em palco é no primeiro dia do novo ano com a Orquestra Filarmonia das Beiras e Martim Sousa Tavares, no Teatro Aveirense com entrada a 7,50 euros. O Aveirense volta a abrir a 5 de janeiro para a peça de teatro, Salomé, de Mónica Calle. A entrada custa 7,50 euros
O programa percorre freguesias de Aveiro e outros concelhos como a noite de música com Rodrigo Amado e Ricardo Toscano na Vista Alegre, em Ílhavo. O S. Gonçalinho integra a programação e, a 10 de janeiro, Carolina Deslandes atuará no Rossio. Em Fevereiro, atua Jorge Palma, Capitão Fausto, a 29 de fevereiro São marcas também os 50 anos da Universidade, os 200 anos da Vista Alegre, o Dia da Armada, a Feira de Março.
Os três meses serão de cinema teatro música, comemorações, novo circo, literatura, barro, dança, cinema, gastronomia, encontro, fotografia, videomapping, exposições, animação e contos
Ver programa completo aqui onde a Câmara já avança com destaques do segundo trimestre