A Câmara da Murtosa iniciou o processo de realojamento de 51 famílias carenciadas da freguesia da Torreira, na sequência do acordo assinado com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, num investiemtno de 2,5 milhões de euros.
As famílias estão a ser realojadas nos 35 fogos na Rua do Areal (junto ao depósito de água), nos 8 fogos na Rua Henrique José Tavares Júnior e nos 8 fogos na Rua dos Salvadores do Nathalie, construídos pela Câmara Municipal.
O realojamento de 51 famílias é uma parte de programa habitacional para 141 agregados.
O realojamento vai permitir, finalmente, a ambicionada requalificação urbana do designado “Bairro Social”, na Torreira, tendo-se iniciado já a demolição das construções actualmente existentes, intervenção que decorrerá em simultâneo com o realojamento das famílias nas novas casas.
Segundo comunicado da autarquia, «a demolição das construções existentes no Bairro Social e a consequente urbanização dessa área possibilitarão, para além da edificação de mais fogos de habitação social, que a Câmara Municipal dê continuidade à política de atribuição de lotes de auto-construção a famílias carenciadas, no sentido destas liderarem o processo de construção da sua própria habitação».
As demolições foram feitas mais de «30 anos sobre a ocupação inicial do Bairro e da proliferação consequente de construções abarracadas que acabaram, quase por colmatar uma área muito significativa localizada no coração da Freguesia da Torreira, finalmente a Câmara Municipal da Murtosa materializa uma ambição de décadas, consubstanciada na requalificação urbana daquele espaço».

