Terça-feira, 10 Dezembro 2024
InícioAveiroCâmara evita demolição da sede do PCP

Câmara evita demolição da sede do PCP

A Câmara de Aveiro indeferiu, ontem, um pedido de viabilidade de construção de um edifício de cinco andares que, a ser aprovado, obrigaria à demolição da sede do Partido Comunista Português, uma vivenda dos anos 30 do século passado, que constitui um marco de referência arquitectónica da principal artéria da cidade, a Avenida Dr. Lourenço Pexinho, noticia o Diário de Aveiro.

«O pedido de viabilidade, apresentado pelo actual proprietário da vivenda, cujos elementos patrimoniais mais importantes são os painéis de azulejos interiores e exteriores, da Fábrica Aleluia, foi indeferido, por unanimidade, com base num parecer da Comissão Concelhia de Património, que se declarou “desfavorável”à substituição do imóvel, considerando o seu valor histórico e patrimonial.

A vivenda, que foi, em tempo, residência da família Aleluia, proprietária da Fábrica Aleluia, onde foram produzidos os painéis de azulejos que embelezam tanto o interior como o exterior da moradia, está arrendada ao Partido Comunista Português, desde 1975. E foi sujeita, recentemente, a obras de conservação, por iniciativa do inquilino, que o senhorio, Gervásio Aleluia Lapa de Oliveira, acabou por custear.» (JN)

Notícias recentes