Na passagem do primeiro aniversário da obra do Rossio, esta terça-feira, a Câmara de Aveiro refere em comunicado que o «sucesso económico, social e cultural continuará a crescer nos próximos anos». Aliás, diz que a construção de uma nova ponte sobre o canal das Pirâmides, nas imediações da ponte levadiça, «vai melhorar os acessos ao Rossio e diminuir o fluxo de trânsito no centro da cidade».
No Rossio e nas Pontes, a Câmara aplicou 20,5 milhões de euros, uma obra apoiada por fundos das UE em 4,5 milhões de euros. A autarquia valoriza «mais e melhor área verde», «nova estrutura arbórea e as “Pontes” com mais área de circulação pedonal e locais de estar e a valorização das ruínas da Capela de São João do Rossio.
Na nova praça recorda a exposição de carros, concertos da festa de São Gonçalinho, de bandas, a “Euro Fan Zone 2024”, Feira do Livro, Encontro de Folclore, Festival dos Canais, Aveiro Tech Week, o encerramento da Capital portuguesa da Cultura e a passagem de ano.
O parque subterrâneo, concessionado por 2,5 milhões de euros por 40 ano é uma «sala de exposições e de eventos, também tem a funcionalidade de parque de estacionamento».
Valoriza ainda o bar, o parque infantil o aumento da área pedonal, do Rossio às Pontes e a redução da área de circulação automóvel.