A Câmara de Aveiro e oito instituições assinaram esta terça-feira os protocolos de cedência gratuita e temporária de barcos moliceiros, com a duração de um ano, renovável por iguais períodos, construídos pela autarquia.
A Associação Académica da Universidade de Aveiro, Associação dos Amigos da Ria e do Barco Moliceiro, Associação de Defesa da Ilha dos Puxadoiros. AVELA, Clube dos Galitos, Junta de Freguesia de Santa Joana, Região de Turismo Rota da Luz e Sociedade Recreio Artístico ficam comprometidas a envolver as instituições em iniciativas culturais e desportivas a realizar em Aveiro e na região, a «asseverar a promoção do barco moliceiro assegurando a manutenção diária das embarcações atracadas em pontos de referência da cidade».
A assinatura dos protocolos tem ainda por objectivo «dar continuidade e abrir novas frentes a um acordo já existente, como também a preservação e promoção da Ria de Aveiro e das suas artes tradicionais».
As entidades comprometeram-se ainda a formar uma tripulação devidamente habilitada com o cartão de Patrão local, participar com o barco na regata e no concurso de painéis que decorrem durante a Festa da Ria, atracar a embarcação nos locais e durante os períodos designados pela Câmara, disponibilizar os barcos para acções promovidas e demais eventos organizados pela Autarquia, submeter a autorização prévia da câmara as propostas de utilização da embarcação para fins que não se inscrevam nas acções de natureza cultural ou recreativa tais como a promoção e/ou publicidade.
É ainda responsabilidade das entidades preservar o barco moliceiro em boas condições de funcionalidade, nomeadamente, toda a palamenta.
A Câmara Municipal de Aveiro responsabiliza-se pelas acções inerentes à manutenção regular da embarcação.