Se «não faz sentido pagar portagem para ir trabalhar, levar os filhos à escola ou aceder ao Porto de Aveiro (…) o Governo deve eliminar de vez os últimos pórticos da A25 e corrigir esta injustiça», conclui em comunicado a candidatura do Bloco de Esquerda à Câmara de Aveiro, que colocou esta segunda-feira uma faixa sobre a autoestrada.
Manter as portagens «empurra o trânsito, incluindo pesados, para dentro das localidades, como Cacia, agravando os riscos de segurança, poluição e danos nas habitações», dizem os bloquistas. Para o BE, que candidata João Moniz à Câmara, isso «torna impossível alterar o modelo de urbanismo nas freguesias com menos trânsito, mais espaço público e mais mobilidade pedonal e ciclável».
Sobre a coligação PSD-CDS-PPM «tem falhado na defesa dos interesses das populações” e «assiste passivamente a uma penalização absurda que agrava desigualdades e compromete a qualidade de vida das pessoas».
No início deste ano, o BE apresentou um projeto de lei para eliminar os últimos três pórticos pagos da A25, entre Esgueira e Albergaria.