O Embaixador do Irão em Portugal, Hossein Gharibi, convidou o presidente da Câmara de Aveiro a visitar Gorgan, “de forma a iniciarem-se contatos e desenvolverem-se sinergias entre municípios, empresários, câmaras de comércio, indústria e universidades”.
Hossein Gharibi foi recebido esta segunda-feira por Ribau Esteves nos Paços do Concelho, um encontro com o “principal objetivo de lançar o desafio à Câmara Municipal de Aveiro para uma cooperação internacional com a cidade iraniana de Gorgan”.
Para a autarquia, foi “uma oportunidade para Aveiro e a região se afirmarem no contexto internacional, promovendo a sua identidade e as suas vantagens competitivas, gerando valor para a economia local, conhecimento, inovação e empreendedorismo”.
Gorgan é a capital da Província de Golestão, localizada no nordeste do país e a cerca de 400 km de Teerão, com uma população total de 241 mil habitantes, Trata-se de uma cidade portuária, cuja principal atividade económica é a pesca de esturjão e a exportação das suas ovas não fertilizadas – o caviar.
A indústria transformadora e o turismo de natureza são outros setores que se destacam.
A cidade tem duas universidades ligadas às áreas da engenharia e medicina e um aeroporto regional.