Terça-feira, 10 Setembro 2024
InícioAveiroAveiro é o território «mais amigo da longevidade»

Aveiro é o território «mais amigo da longevidade»

São da região de Aveiro nove dos 25 municípios «mais amigos da longevidade» entre 100 no centro do país, segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) que listou Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Vagos , Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Pinhel, Pombal, Seia, Viseu, Cantanhede, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã Figueira da Foz, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Guarda, Leiria, Lousã, Montemor-o-Velho e Óbidos.

Contudo, os resultados individuais de cada município do trabalho “Territórios da Longevidade: uma abordagem aplicada à Região Centro” e a sua posição final no gráfico de quadrantes, «não serão divulgados. Entende-se que essa informação é relevante apenas para cada um dos municípios, sendo disponibilizada aos que a solicitem. Neste trabalho, são apenas identificados os municípios considerados Territórios (mais amigos) da Longevidade, ou seja, os que se destacam pela positiva em ambos os indicadores.

Estes “Territórios” são identificados através de «um conjunto multidimensional de variáveis de caracterização dos territórios, e iniciativas de envelhecimento ativo e saudável, analisa-se a sua abrangência territorial, maturidade e capacidade de estabelecer redes e parcerias e reconhecimento obtido das candidaturas submetidas ao Prémio Regional de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável».

O quadro descrito da CCDRC sobre a Região Centro é de um «declínio demográfico nas últimas décadas, marcado pela baixa natalidade e por uma população envelhecida e a viver mais tempo». Entretanto, «o aumento da esperança média de vida é uma conquista civilizacional, assente em grandes investimentos na saúde, na alimentação, na ciência, na cultura e importa agora assegurar a sustentabilidade desta ‘demografia disruptiva’, garantindo as condições sociais, económicas e ambientais que permitam um envelhecimento saudável e ativo nos diferentes territórios do Centro».

Estudo https://www.ccdrc.pt/wp-content/uploads/2023/12/2023_Territorios_longevidade_VF-1.pdf

Notícias recentes