O Seminário sobre Estratégias de Promoção do Sucesso Académico no Ensino Superior marcado para esta segunda-feira, na Universidade de Aveiro pretende “reflectir e discutir os resultados e conclusões de pesquisas sobre o ensino superior e a sua implicação nos processos de formação e inovação”.
Este encontro insere-se no âmbito das actividades do Seminário de Investigação LEIES/SPASHE de 2004 – Laboratório de Estudo e Intervenção no Ensino Superior/Estratégias de Promoção do Sucesso Académico no Ensino Superior.
O programa inclui a apresentação dos trabalhos dos pólos da Universidades de Aveiro, Algarve, Minho, Nova de Lisboa e Porto.
A partir das 09:30h, apresenta-se ETApES: Experiências na Transição Académica para o Ensino Superior – versão piloto do inventário, de José Bessa (UA), Desenvolvimento profissional dos docentes do Ensino Superior: competências e perspectivas de formação, de Sandra Valadas (U. Algarve), As prioridades dos objectivos dos alunos do 1º ano do ensino universitário e suas relações com a adaptação bem sucedida, por Marina Serra Lemos (U. Porto), Promoção do sucesso académico no Ensino Superior através do currículo: uma intervenção na licenciatura em Psicologia da Universidade do Minho, por Maria do Céu Taveira (U. Minho) e Aconselhamento psicológico: processo e mudança (resultados preliminares de um estudo qualitativo), por Graça Figueiredo Dias (U Nova de Lisboa).