A Câmara de Coimbra está a ser chamada pela Comissão de Luta Contra a Co-incineração para votar contra a instalação na região Centro da central de queima de resíduos domésticos.
A comissão alega que a Câmara deverá assumir posição idêntica à que tomou relativamente à recusa da instalação de uma incineradora de lixos perigosos na cimenteira de Souselas.
A Comissão é contra a localização dos sistema no Centro do país.
Contudo, a queima de resíduos – proposta pela empresa Empresa de Resíduos Sólidos Urbanos do Centro (ERSUC) que gere o tratamento de resíduos de 36 concelhos de Aveiro, Coimbra e Figueira da Foz – já conheceu pelos menos dois locais, em Oliveirinha (Aveiro) e Águeda com condições para receber a unidade.
A próxima assembleia geral da ERSUC, a 4 de Fevereiro, em Coimbra, decidirá o local a instalar a incineradora e, segundo a Comissão, será em Aveiro, numa zona entre Oliveirinha e Eixo.
A incineradora tem um orçamento de 150 milhões de euros e pode ser comparticipada em 25% pelo Estado. Entretanto, a Secretaria de Estado do Ambiente aguarda por um estudo que avalia a incineração e a valorização dos resíduos.