Reúnem esta sexta-feira em Sever do Vouga os presidentes das câmaras da Grande Área Metropolitana de Aveiro e da Associação de Municípios da Ria numa altura de mudança naquelas duas organizações.
A AMRia está em fase de extinção, a GAMA também deverá seguir o mesmo caminho, depois da saída de dois municípios – Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra e a entrada de Anadia.
A nova organização será adequada à divisão territorial NUT III Baixo Vouga para corresponder aos critérios que permitem a candidatura a fundos comunitários.
Também é um encontro para marcar as eleições para a Assembleia Metropolitana
A nova associação de municípios será constituída por Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos. Já não fará parte o município de Mira. Pertence à AMRia mas não chegará a integrar a nova a nova organização de municípios, passando para outra NUT
A agenda de trabalhos da reunião desta sexta-feira integra o «Novo desenho geográfico da GAMA (adaptação à NUT III Baixo Vouga); marcação de eleições para a Assembleia metropolitana: contratualização GAMA/Quadro de Referência Estratégica Nacional 2007/2013; Aveiro Digital – balanço e perspectivas; Gestão das redes de saneamento básico e água – estruturação da decisão de gestão dos sistemas; e PROTCentro – definição da participação da GAMA e dos municípios da NUT III Baixo Vouga.