O novo Posto de Atendimento ao Cidadão, em Oliveira de Azeméis, encontra-se a funcionar na Câmara Municipal, no Gabinete de Atendimento ao Munícipe
É o 54º balcão do género aberto nos últimos dois anos pelo Instituto para a Gestão das Lojas do Cidadão (IGLC).
É dirigido aos oliveirenses e à população de concelhos limítrofes para um acesso mais rápido aos serviços públicos, designadamente, a substituição ou revalidação da carta de condução, requisição de certidões de registo civil, comercial e predial, aquisição do certificado de registo criminal, celebração de contratos novos, alterar e rescindir contratos de fornecimento com a EDP, fazer reclamações e obter informações do Instituto do Consumidor e solicitar a emissão de passaportes azuis.
Numa fase posterior o posto “permitirá também a inscrição de utentes nos centros de saúde e a requisição do cartão de utente”.
O balcão de Oliveira de Azeméis “integra a filosofia das Lojas do Cidadão de contribuir para a modernização da Administração Pública, em particular na vertente do relacionamento com o cidadão e associado ao projecto da autarquia da melhoria da qualidade dos serviços”.
A autarquia tem em desenvolvimento um Sistema de Gestão da Qualidade no âmbito do qual foram já certificados os primeiros cinco serviços camarários.
A Câmara cedeu o espaço e os dois funcionários que garantem o funcionamento do Posto de Atendimento ao Cidadão enquanto que o IGLC a coordena os planos de formação, o apoio técnico e o material informático de suporte ao Posto.