Sexta-feira, 13 Dezembro 2024
InícioAveiroAssociação Portugal-China apresenta-se em Aveiro

Associação Portugal-China apresenta-se em Aveiro

A Associação para a Cooperação Cultural Portugal-China
apresenta-se publicamente na Universidade de Aveiro a 22 de Junho, às 18h30, no auditório do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Foi constituída em Maio passado e congrega elementos de ambas as nacionalidades, provenientes de várias zonas do país, com o objectivo de promover o intercâmbio cultural entre os dois países.

A iniciativa vai integrar um programa de actividades relacionado com a cultura chinesa, com destaque para a interpretação de músicas chinesas, a demonstração de Tai Chi Chuan e a actuação de um grupo de estudantes portugueses a cantar em Chinês.

O público terá a oportunidade de ouvir melodias antigas chinesas reproduzidas ao piano pela pianista chinesa Shao Ling, docente da Universidade de Aveiro, vencedora de diversos concursos portugueses (interpretação de piano) e que conta no seu currículo com numerosos recitais em Portugal, Irlanda, Holanda, França e Itália.

O evento contará ainda com a presença da cantora Lu Xiao Peng, que domina a técnica tradicional chinesa de canto e que apresentará canções tradicionais de varias zonas da China, bem como do investigador chinês Dr. Xiao Jin ZHong, do Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro da Universidade de Aveiro, que executará duas peças musicais no tradicional instrumento chinês Erhu. O concerto musical concluirá com a participação de um grupo de estudantes portugueses, do Departamento de Línguas e Culturas, que irá cantar algumas canções chinesas.

Após a sessão musical, será apresentada uma breve demonstração de Tai Chi Chuan do estilo Chen, o estilo mais antigo desta arte marcial chinesa, pelo Mestre Xié Yingjian, da 12ª geração do Estilo Chen, discípulo do actual representante deste estilo, o Mestre Chen Xiao Wang.

De salientar que a ACCPC tem por objectivo a realização de actividades e iniciativas para a promoção do intercâmbio cultural entre Portugal e a China, decorrente de uma relação historicamente profunda entre os dois países, que se manifesta desde os descobrimentos portugueses e que permanece para além do momento do regresso de Macau à China.

Recorde-se, por exemplo, a chegada em 1513, do português Jorge Álvares a terras chinesas; o primeiro Tratado de Amizade e Comércio entre a China e Portugal, em 1887; a primeira visita de um chefe de Estado à China (Gen. Ramalho Eanes), em 1985; a assinatura dois anos depois da Declaração Conjunta Luso-Chinesa sobre Macau; e a transferência, em 1999, da administração de Macau para a China. Mais recentemente, os contactos governamentais ao mais alto nível tornaram-se mais frequentes, sendo de destacar a visita do ex-presidente Português Jorge Sampaio à China, em Janeiro de 2005 e a visita do primeiro-ministro Wen Jia Bao a Portugal, em Dezembro do mesmo ano.

Neste contexto, a Associação para a Cooperação Cultural Portugal-China pretende contribuir para uma maior aproximação das duas culturas, promovendo assim a consolidação dos laços de amizade já existentes entre os dois povos.

Notícias recentes