Há incêndios que se aproximam das habitações e zonas industriais, como esta terça-feira à noite, em Oliveira de Azeméis, Águeda, Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga, sendo mais um dia de fogos, o terceiro, no centro e norte do país e, na região de Aveiro, em particular.
Ao terceiro dia contra um fogo, quase, indomável, são bombeiros, populares e GNR que fazem um combate contra as chamas e fumo, “apoiados” pelo vento e temperatura favorável, que avançam e se aproximam das habitações e zonas industriais.
Em Oliveira de Azeméis, as autoridades evacuaram a aldeia de Chousal, esta noite de terça-feira, noticiou a SIC Notícias, um processo que implica a abordagem dos moradores no sentido de abandonarem as casas.
O fogo tem provocado desalojados e, ao terceiro dia, o Governo anunciou, em Aveiro, o apoio financeiro para recuperação de casas, que na região são entre 60 e 70, como contabilizou o ministro da Coesão Territorial, Castro Almeida. A declaração, pelo Governo, da “Situação de Calamidade”, em Aveiro, ajudará a acelerar o desenvolvimento do processo destes apoios a atribuir aos proprietários de habitações e empresas.
Em Cacia, os focos de incêndios mais próximos da malha urbana de Aveiro foram controlados ao final da manhã desta terça-feira.
As chamas avançam e lançam projeções de matérias incandescentes, como folhas e ramos de árvores ardidas que vão multiplicando os focos de incêndio, além das reativações. Em vários locais, valem os populares que defendem as propriedades, quando não há – e isso acontece em vários sítios – bombeiros e GNR. Em vários locais, também falta água.
A situação pode mudar com um reforço de meios aéreos de vários países e 230 bombeiros de Espanha esperados na madrugada desta quarta-feira, além da previsão de temperaturas mais baixas e subida da humidade a partir de quinta-feira.
Às 00:00 desta quarta-feira os números de bombeiros e viaturas em ação eram relevantes nos incêndios de maior dimensão na região de Aveiro
Sever do Vouga – dois incêndios – 627 bombeiros e 198 viaturas
Oliveira de Azeméis – 370 bombeiros e 141 viaturas
Albergaria-a-Velha – 393 bombeiros e 125 viaturas