No último ano desportivo, os estudantes-atletas da Associação Académica da Universidade de Aveiro conquistaram 57 medalhas em Campeonatos Nacionais Universitários, marcado também pela conquista do selo platina, destaque internacional e o arranque do projeto piloto que classifica a UA como Unidade de Apoio ao Alto Rendimento no Ensino Superior
Um «ano memorável para a UA no desporto universitário», segundo comunicado.
Entre as medalhas, foram 7 ouros, 20 pratas e 20 bronzes. Nos campeonatos europeus, Francisco Silveira, João Passos, José Pontes e Tomás Silveira venceram o ouro no Europeu Universitário de Remo na categoria LM4-, tornando-se bicampeões europeus. Na mesma competição, na Croácia, os irmãos Francisco e Tomás Silveira receber prata na categoria de Remo LM2- e a equipa de basquetebol 3×3 masculino e basquetebol feminino conquistaram o 5º e o 10º lugar, respetivamente, na Hungria.
Miguel Monteiro nos Paralímpicos de Paris bateu o recorde paralímpico do lançamento do peso, conquistando o primeiro ouro para Portugal nos Jogos de 2024. Poucos meses antes, o atleta já tinha conquistado a prata nos Mundiais do Japão.
Tiago Cruz foi medalha de prata com a Seleção Universitária de Futebol de Praia no Campeonato do Mundo Universitário de Desportos de Praia, André Ferreira conquistou o ouro no Europeu de Remo, Maria Rei o ouro e bronze no Campeonato Mundial Universitário de Canoagem e Ana Ramos o 7º lugar na mesma competição. Beatriz Pinheiro e Inês Pinto foram apuradas para o Campeonato do Mundo Universitário de Desportos de Praia, onde ficaram no 25º lugar em voleibol de praia.
Além do desporto de competição, a UA tem infraestruturas e modalidades para desporto informal coimo o badminton, basquetebol, jiu jitsu, voleibol, rugby, tiro com arco e ultimate frisbee e karaté, aulas fitness, zumba, sala de musculação e máquinas de ginásio.
A Nave Caixa UA foi inaugurada em maio e os praticantes de desporto «são cada vez mais. Em 2022, o número de praticantes tinha crescido 170% face ao número que se registava antes da pandemia eh oje, temos mais de 1500 inscritos e a procura continua a crescer». A UA é «a Instituição de Ensino Superior com mais estudantes-atletas inscritos na Federação Académica de Desporto Universitári».
Durante o último ano a Universidade também organizou vários eventos como as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários com a participação de estudantes de 30 instituições de ensino superior 130 de jogos; recebeu ainda os Campeonatos Universitários de Taekwondo, Karaté, Futebol de 7 feminino, Judo, os Beach Games e a primeira edição do FADU Summit, com especialistas nacionais e internacionais a discutir o desporto jovem.