A Universidade de Aveiro assina no dia 23 de Janeiro um protocolo com três estabelecimentos de ensino superior que visa o “uso simultâneo e partilhado de um modelo de simulação empresarial interactivo” pelos alunos das instituições envolvidas.
O protocolo de cooperação é assinado pela Universidade de Aveiro, através do Instituto Superior de Contabilidade e Administração, o Instituto Politécnico de Setúbal, através da Escola Superior de Ciências Empresariais e o Instituto Politécnico de Castelo Branco, através da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova.
A sessão está marcada para as 11:30h, no Auditório Joaquim José da Cunha, no ISCA-UA,
O protocolo é dirigido aos alunos que frequentem uma disciplina com enquadramento curricular, conteúdos e objectivos similares à disciplina de Projecto Profissional do ISCA-UA.
Este projecto nasceu ISCA-UA iniciou há cerca de seis anos, no âmbito curricular da Licenciatura Bi-Etápica em Contabilidade e Administração. Um projecto que “veio definitivamente para ficar”.
O projecto garante uma “integração aplicada de conhecimentos e no reforço da vertente profissional, num verdadeiro ambiente de simulação empresarial interactiva”. Desta forma os estudantes estão mais perto da realidade da profissão, criando empresas virtuais ou desenvolvendo outras já existentes.
Estas empresas “vendem, compram, recebem, pagam, financiam-se, recrutam pessoal”, sob a gestão do aluno Segundo o projecto, “as falhas do mercado supridas pela existência de centrais geridas por docentes. A única coisa que é totalmente simulada nos negócios é a entrega da mercadoria, de resto tudo é o mais real possível, a facturação, o negócio, os leasings…”.
Os alunos comunicam através de uma plataforma de ensino à distância, o WebCT, que cria os espaços virtuais das empresas.