O projeto de execução do Eixo Rodoviário Aveiro-Águeda encontra-se em Consulta Pública acessível no site Participa.pt.
No caso de expropriações, designadamente, «procurou-se evitar ao máximo a necessidade de expropriação de habitações, pelo que o traçado atravessa zonas a tardoz desses edifícios, não se justificando a execução de passeios o longo do troço dado não existirem edifícios a servir. O projeto refere-se concretamente a «caminhos pedonais serão integrados no Parque Urbano de Santa Joana (Aveiro), que, permitindo a circulação em condições de segurança e num meio mais aprazível. Na rotunda dos Campinhos, em Águeda, foi criada travessia de peões com recurso a semaforização para a garantia da segurança no atravessamento do eixo rodoviário».
O projeto prevê um viaduto de 700 m sobre o rio Águeda considerado um local «com condições ótimas para a passagem de fauna, não só por que as linhas de água são corredores naturais de circulação de fauna, mas também porque a presença de coberto vegetal natural proporciona refúgio, existindo uma maior confiança na sua utilização comparativamente com outra tipologia de passagens».
Mas entre os km 10+955 e 13+178 o traçado do eixo rodoviário (vedado) «irá encaminhar a fauna, especificamente mamíferos de médio porte, para a utilização do viaduto sobre o rio Águeda enquanto local de passagem, uma vez que se irá localizar no limite de uma área florestal, onde a fauna irá encontrar abrigo para fazer esse percurso em segurança».
Para articular com a linha de alta velocidade contempla «desde já a solução de interseção» com uma «estrutura de aterro com aproximadamente 17 m de altura». Para evitar o rebaixamento dos níveis aquíferos, «por efeito do inevitável incremento de área impermeabilizada, o projeto prevê a «abertura mínima possível de novos acessos à obra, privilegiando a utilização dos acessos já existentes».
O “Eixo Rodoviário Aveiro/Águeda”, com custo estimado em 130 milhões de euros, a financiar pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), será uma alternativa à EN 230, «muito sinuoso e com fortes pendentes» – entre a rotunda do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro e a rotunda da N230 com a M578 em Águeda, reduzindo em cerca de 60% o tempo médio do percurso, e melhorando a segurança rodoviária e qualidade do ar, e redução de ruído, junto das populações das localidades de Eixo e Eirol, em Aveiro e Travassô em Águeda».
O tempo de ligação passará de 45 para 17 minutos e «facilitará e promoverá o percurso em automóveis elétricos, estando os dois concelhos dotados de estações de carregamento, que poderão vir a ser reforçadas consoante a procura/necessidade face aos novos movimentos pendulares gerados pelo novo Eixo Rodoviário».