Segunda-feira, 17 Março 2025
InícioAveiroÁgueda prepara-se para videovigilância na cidade

Águeda prepara-se para videovigilância na cidade

O projeto para a instalação de videovigilância urbana em Águeda para prevenção e redução da criminalidade, uma colaboração entre a Câmara e a GNR carece ainda de «autorizações formais e legais do Ministério da Administração Interna e Comissão Nacional de Proteção de Dados», para ser possível lançar o concurso público para a implementação do sistema de videovigilância.

O protocolo de cooperação, a celebrar entre o município e a GNR, foi aprovado pela Câmara Municipal, «será assinado formalmente» e «seguir-se-á a implementação do sistema». O plano prevê a instalação de cerca de 50 câmaras no perímetro urbano, com vigilância contínua, permitindo uma «rápida mobilização em caso de necessidade».

A GNR será responsável pela operacionalização dos equipamentos que irão servir para a «proteção de pessoas e bens, prevenção de actos criminais, comportamentos desviantes, conferindo maior eficácia operacional por parte da GNR em caso de incidentes e constituindo um importante mecanismo complementar da atividade policial, nas dimensões preventiva e reativa».

«Estamos atentos aos fenómenos e movimentos que têm surgido e estamos certos de que este sistema será uma mais-valia para as forças de segurança e vai contribuir tanto para a prevenção como para a inibição de atos criminosos», disse Jorge Almeida, presidente da autarquia.

Segundo a autarquia, «apesar de os números mais recentes evidenciarem, entre 2023 e 2024, uma redução significativa da criminalidade no concelho, de menos 230 crimes, a instalação deste sistema pretende ser mais uma ferramenta ao dispor das autoridades, que pretende aumentar a sensação de segurança da população e dissuadir a atuação criminosa».

Notícias recentes