Quinta-feira, 6 Novembro 2025
InícioAveiroAveiro procura soluções em Veneza

Aveiro procura soluções em Veneza

Está em curso na Câmara de Aveiro um trabalho de «definição de soluções para defesa do território da Ria de Aveiro e especificamente da cidade (…) antecipando cenários e promovendo parcerias úteis (com Veneza) para futuras operações de projeto e obras de adaptação (…) face à previsível continuada elevação do nível das águas.

O presidente da Câmara, Ribau Esteves esteve quatro dias em Veneza, até este domingo, em reuniões sobre «projetos e obras de defesa daquela cidade italiana «das águas do mar e sobre a sua gestão em termos urbanos e de sustentabilidade a vários níveis».

Ribau Esteves ficou a conhecer «os projetos e das obras dos diques de Veneza conhecido como “sistema MOSE”. Segubndo a Câmara de Aveiro, «o conhecimento do sistema MOSE reveste-se da maior importância para o aprofundamento do trabalho de definição de soluções para defesa do território da Ria de Aveiro e especificamente da cidade de Aveiro». Neste caso, Ribau Esteves, o presidente da Fundação para a Sustentabilidade de Veneza/VSF/Fundação Veneza Capital Mundial da Sustentabilidade, Alessando Costa, e o Diretor Geral da CORILA/Consórcio para a Coordenação das Atividades de Investigação sobre o Sistema Lagunar de Veneza, Pierpaolo Campostrini, comprometeram-se a cooperar «neste âmbito ao nível político e técnico».

Foi ainda apresentada a Ribau Esteves «a história da construção da cidade italiana e as técnicas de engenharia utilizadas para defesa de Veneza, as operações de impermeabilização da Praça de São Marcos e de defesa da Basílica de São Marcos, e a gestão dos vários sistemas urbanos».

O autarca de Aveiro quer continuar e «aumentar a intensidade das relações entre Aveiro e Veneza, também no âmbito da relação endógena e com muitas semelhanças que as duas cidades têm com a água, e com relevantes valores patrimoniais».

Notícias recentes