«Caras e caros avatares», começou por dizer o Secretário de Estado da Justiça, João Tiago Silveira, esta sexta-feira na Universidade de Aveiro, na apresentação do e-Justice Centre – Centro de Mediação e Arbitragem no mundo virtual tridimensional Second Life, desenvolvido pelo Ministério da Justiça, a Universidade de Aveiro e a Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.
O secretário de Estado abriu assim o discurso, uma vez que a sessão estava a ser transmitida em directo para o mundo virtual do Second Life, com uma audiência de personagens virtuais na Internet, embora comandados por pessoas reais.
Os serviços do centro no Second Life estão instalados numa ilha, num edifício concebido e construído pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, uma interpretação futurista da Torre de Belém, em Lisboa.
Além do centro de mediação e arbitragem, para divulgar os meios de resolução alternativa de litígios como forma célere, informal e acessível, tem dois auditórios para conferências e a simulação de sessões de julgamento e arbitragem, assegurado pela Faculdade de Direito da Universidade Nova.
Com esta iniciativa, o Ministério da Justiça visa divulgar os meios de resolução alternativa de litígios
Uma «aposta do Estado Português e da presidência da União Europeia em meios alternativos de resolução de litígios como a arbitragem e a mediação».

