Segunda-feira, 2 Dezembro 2024
InícioAveiroManifestação por ensino sem propinas e melhores condições

Manifestação por ensino sem propinas e melhores condições

Um grupo de alunos manifestou-se a 5 deste mês junto à reitoria da Universidade de Aveiro por «um Ensino Superior para todos, gratuito, democrático e de qualidade». Em comunicado apontam para «problemas que os estudantes que frequentam o Ensino Superior sentem todos os dias, e por todos aqueles que não o conseguiram fazer apesar de o desejarem».
Um dos problemas é na cantina de Santiago. «Recorrentemente está sobrelotada com uma fila cujo tempo de espera pode chegar a uma hora» posicionando-se ainda a favor do «acesso a uma alimentação saudável e acessível a todos os estudantes, caminho que não pode passar pelo aumento da refeição social de 2,65 euros para 2,80 euros, já anunciado».

Denunciam ainda o «subfinanciamento do Ensino Superior» e estão contra a «elitização do ensino superior, com a manutenção da propina, enquanto um dos principais fatores limitadores de acesso e frequência no ensino superior». Os manifestantes querem «mais acção social escolar, mais residências públicas e melhoria das condições das já existentes, e o alargamento do complemento de alojamento de forma a dar resposta aos preços incomportáveis da habitação em Portugal».

A manifestação foi anunciada em Assembleia Geral de Alunos, não contando com o apoio da direção da Associação Académica como noticiou a Rádio Universitária de Aveiro

Notícias recentes