Associações desportivas e a Câmara de Aveiro assinaram esta terça-feira Contratos-Programa e Protocolos de Cooperação Financeira para um apoio financeiro de 1.248.100 euros para a época desportiva 2023/2024.
São 38 as associações que se inscreveram no Programa Municipal de Apoio às Associações sendo que o apoio ao investimento «concentra a maior parte das verbas entregues, com 718.150 euros atribuídos a 19 das 38 Associações. O apoio à atividade regular é a outra grande área de atribuição de verbas, com 527.150 euros para 36 das associações».
A Câmara atribuiu ainda 2.000 euros para “ações pontuais” a uma associação.
Dos investimentos, a Câmara destaca o novo relvado sintético do ARC Oliveirinha (280.000 euros), e a ampliação do pavilhão, para instalação de serviços de apoio do Clube do Povo de Esgueira (240.000€). Estes valores serão executados e transferidos nas épocas desportivas de 2023/24 e 2024/25.
Na assinatura dos acordos, o presidente da Câmara, Ribau Esteves, considera os valores um «incentivo e uma contribuição extraordinária à persecução dos seus objetivos». Referindo-se às obras da piscina e do pavilhão do IPDJ, a gestão vai ser protocolada respetivamente com o Clube dos Galitos e o Alavarium, assim como o Pavilhão de São Bernardo, «propriedade ainda do Montepio Geral, que se encontra em fase final de obra e de licenciamento e que passará a ser propriedade da Câmara e entregue à gestão do São Bernardo». Quanto ao «grande Pavilhão Desportivo», a construir junto ao estádio, encontra-se em fase de lançamento de concurso público, «será o próximo investimento da Câmara a iniciar construção, num investimento novo de cerca de 18 milhões de euros».