A Yazaki anuncia a redução do número de postos de trabalho em Ovar, mas deconhece o número de trabalhadores a atingir. “Não é ainda possível adiantar o número de colaboradores a dispensar”, segundo um comunicado da empresa.
A empresa anuncia ainda que já solicitou “o apoio a instituições do estado (governo e autarquias), no sentido de encontrarem outras formas que diminuam os efeitos sociais desta medida”.
Comunicado da Yazaki na íntegra
«A Yazaki Saltano, empresa que se dedica à produção em Portugal de componentes eléctricos para automóveis, vai deslocalizar parte da produção de cablagens para a Eslováquia e Turquia, por decisão da estrutura central da Yazaki na Europa. Os níveis de produtividade da empresa são positivos, mas o sector das cablagens, que representa um volume de vendas bastante significativo, têm vindo a diminuir. Estes factores associados a uma conjuntura económica desfavorável obrigam a Yazaki a reduzir o número de postos de trabalho, não sendo ainda possível adiantar o número de colaboradores a dispensar. Esta situação apenas envolve a unidade de Ovar da Yazaki Saltano Portugal.
A empresa não prevê lançar novos produtos, mas já conta com soluções para diminuir os impactos do processo de dispensa visando a reinserção profissional dos colaboradores através de outplacement – acompanhamento e acesso às técnicas necessárias para uma pesquisa de emprego eficaz ou apoio na criação de empresas – reduzindo o período de transição para um novo posto de trabalho. A Yazaki já solicitou o apoio a instituições do estado (governo e autarquias), no sentido de encontrarem outras formas que diminuam os efeitos sociais desta medida.
A Yazaki Saltano, criada em 1986, conta com um total de 3430 colaboradores, repartidos entre a Yazaki Saltano de Ovar, Produtos Eléctricos Lda e Yazaki Saltano de Portugal CEA Lda, unidades de Gaia e Ovar.»