Quarta-feira, 29 Outubro 2025
InícioAveiroWorld Wildlife Fund quer restaurar a Ria de Aveiro

World Wildlife Fund quer restaurar a Ria de Aveiro

A World Wildlife Fund (WWF) Portugal lançou a iniciativa Re-Store Portugal para restaurar a natureza na a Ria de Aveiro, uma das nove áreas «prioritárias» para intervir, dispondo de um orçamento inicial de1.8 milhões de euros em cinco anos.

As outras oito «áreas prioritárias» são o Parque Nacional da Peneda Gerês, Serra da Estrela, Serra de Aires e Candeeiros, Tejo, Estuário do Tejo, Vale do Guadiana, Serra do Caldeirão e Ria Formosa. A Re-Store começa no Parque Nacional da Peneda-Gerês, Serra do Caldeirão e Estuário do Tejo com «ações de restauro ecológico que pretendem salvaguardar os ecossistemas e espécies ainda presentes no território nacional, bem como restaurar habitats degradados e promover a regeneração da biodiversidade, envolvendo a comunidade local e os cidadãos em geral».

Inclui ainda ações de educação ambiental junto das comunidades e uma campanha nacional de sensibilização para a causa do restauro ecológico.

No meio de uma crise climática, perda de biodiversidade e escassez de recursos naturais, o Re-Store Portugal pretende responder à Lei do Restauro da Natureza da União Europeia, que «impõe a todos os Estados-Membros a recuperação de pelo menos 20% das áreas degradadas até ao final da década». Para a WWF, em Portugal, «esta meta representa uma oportunidade de inovação, financiamento e envolvimento social». Enquanto isso, prepara-se o Plano Nacional de Restauro da Natureza, a submeter à Comissão Europeia até setembro de 2026.

«Todos podemos e devemos contribuir – o Estado, as empresas, proprietários e os cidadãos. Precisamos do investimento e do compromisso de todos”, segundo Ângela Morgado da WWF.

Sobre a WWF
«A WWF é uma das maiores e mais respeitadas organizações independentes de conservação do mundo, com mais de 5 milhões de apoiantes e uma rede global ativa em mais de 100 países. A missão da WWF é travar a degradação da natureza e construir um futuro no qual as pessoas vivam em harmonia com a natureza, através da conservação da diversidade biológica do mundo, garantindo que a utilização dos recursos naturais renováveis seja sustentável. A WWF tem presença em Portugal desde os anos 90, tendo evoluído a sua atuação ao longo dos anos. Atualmente, a ONG tem ativos cerca de 30 projetos no nosso país».

Notícias recentes