Domingo, 15 Setembro 2024
InícioAveiroVisita decisiva ao estádio

Visita decisiva ao estádio

A ronda desta semana do Comitê de Estádios da UEFA aos estádios em construção em Portugal é particularmente importante uma vez que resultará a elaboração de um relatório final que indicará os estádios que se encontram em condições para receber os jogos do Euro‘ 2004.

A delegação, liderada por Ernest Walker visita o estádio em Aveiro esta quarta-feira, às 15:00h.

Nas últimas visitas efectuadas a Aveiro, a delegação da UEFA tem mostrado satisfação pelo ritmo dos trabalhos em Taboeira.

AOL proíbe pop-ups nas suas páginas

A American Online, o maior servidor de serviços na Internet, decidiu proibir as mensagens publicitárias em formato de pop-up, que aparecem constantemente nas suas páginas, na sequência das queixas sucessivas apresentadas pelos subscritores.

Estádio Municipal de Aveiro

(Descrição da Câmara de Aveiro)

“O futuro Estádio Municipal de Aveiro encontra-se situado numa área arborizada, em Taboeira, na qual se integra também um parque desportivo que está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal de Aveiro.

Projectado para acolher o Campeonato Europeu de Futebol de 2004, o equipamento terá uma lotação de 31.196 lugares e encontra-seservido em termos de acessos pela A1 / IC1 e pelo IP 5.

Com a construção adjudicada por Euros 43 milhões, ao Consórcio EUROESTÁDIOS, o futuro estádio está pensado para receber outros eventos de índole cultural e recreativo.

Basicamente, o estádio tem duas grandes áreas: a das bancadas e a da zona poente, com um edifício acoplado destinado a albergar todo o tipo de serviços que, normalmente, integram uma unidade funcional desta natureza preparada para obedecer às normas da UEFA e FIFA.

Neste edifício integram-se quatro cabines de jogadores, as cabines
dos árbitros, o posto médico, a análise antidoping, a área de aquecimento, a área multiusos (com quatro ginásios e respectivos balneários), as áreas destinadas à Comunicação Social, a área reservada a VIPS (sala de estar, bar e restaurante com vista para o campo de futebol), espaços comerciais do clube e uma grande loja âncora com 279.40 metros quadrados.

Dotado de uma concepção própria, da autoria do Arquitecto Tomás Taveira, a cobertura do estádio é uma das suas principais características; é feita de um material semelhante ao vidro e suspensa, de modo a permitir uma boa ventilação. Dentro do complexo, o campo está devidamente protegido do público e será possível acompanhar
os pormenores da emoção dos jogos através de quatro «video-halls» colocados nos cantos do estádio.

A pensar nas acessibilidades foi planeada uma rede de acessos a partir do IP5 e do IC1, e haverá diferentes parques de estacionamento no exterior para um máximo de sete mil lugares de parqueamento. A construção prevê ainda um parque no interior para jogadores, árbitros e funcionários, assim como outro destinado a entidades oficiais, VIPS e pessoas com deficiência motora.

O estádio terá acessos diferenciados para o público, para as equipas, convidados e Comunicação Social, e, finalmente, para as ambulâncias e bombeiros. Enquanto o público terá entradas laterais, as equipas, os convidados e os jornalistas entrarão no complexo por um edifício de acesso restrito.

A construção do complexo desportivo foi adjudicada no Verão de 2001, prevendo-se a conclusão dos trabalhos até Julho de 2003. Numa primeira fase decorreram os trabalhos de terraplanagem, que foram adjudicados à Firma Construtores Casais, pelo valor de 89 mil contos. Relativamente, ao financiamento das obras de construão existe um acordo com o Estado, através do Instituto Nacional do Desporto,
relativo a uma comparticipação de Euros 7.481.968, 45 (1,5 milhões de contos)”.

Notícias recentes