Os reitores das universidades de Aveiro, Minho e Porto, PMaria Helena Nazaré, António Guimarães Rodrigues e José Marques dos Santos, apresentam esta quinta-feira, os primeiros programas conjuntos de doutoramento, uma parceria inédita em Portugal, numa cerimónia pública marcada para as 18:00h, na Biblioteca Almeida Garrett, no Palácio de Cristal, no Porto.
As três universidade celebraram protocolos nas áreas «de excelência científica das três instituições universitárias e são de notória importância estratégica para o país: Informática, Telecomunicações, Ciências do Mar e do Ambiente e Geociências», segundo comunicado da UA..
Os quatro programas têm arranque previsto para o próximo ano lectivo. Os doutoramentos em Informática e em Telecomunicações reúnem as três universidades, enquanto que os doutoramentos em Ciências do Mar e do Ambiente e em Geociências envolvem apenas as universidades de Aveiro e do Porto.
Esta parceria constitui «um marco importante na cooperação estratégica entre instituições do ensino superior. De resto, os programas conjuntos de doutoramento vão permitir às universidades envolvidas ampliar a sua massa crítica, desenvolver sinergias, valorizar e gerir com maior eficiência recursos humanos e técnicos, bem como reforçar a competitividade e prestígio internacionais», também segundo a UA.
Os doutoramentos vão ser ministrados, alternadamente, em instalações das universidades de Aveiro, Minho e Porto por docentes das três instituições.