InícioAveiroUniversidade terceira melhor do mundo

Universidade terceira melhor do mundo

A equipa de futebol robótico CAMBADA (Cooperative Autonomous Mobile roBots with Advanced Distributed Architecture) da Universidade de Aveiro alcançou o 3º lugar na liga de futebol robótico dos robôs médios do Campeonato Mundial RoboCup 2009, que se realizou em Graz – Áustria de 29 de Junho a 5 de Julho.

Além disso, classificou-se em 1º lugar no Desafio Técnico Obrigatório que é disputado nesta liga.

A próxima edição do RoboCup mundial realizar-se-á em Singapura de 19 a 25 de Junho de 2010 e contará com a presença da equipa CAMBADA.

Os resultados completos da competição podem ser consultados em http://www.robocup2009.org (na secção “middle-size league”). Mais informações sobre a equipa CAMBADA podem ser obtidas em http://www.ieeta.pt/atri/cambada

A nova campeã do mundo é, agora, a equipa RFC Stuttgart, da Alemanha, à qual se segue a Tech United, da Holanda, a CAMBADA, de Portugal e a MRL, do Irão.

O torneio deste ano contou com 14 equipas provenientes de todo o mundo, tendo decorrido «com um nível competitivo muito elevado, com um significativo número de equipas a apresentarem-se com novos robôs a que se junta uma manifesta melhoria na qualidade técnica e c ientífica das mesmas», segundo a UA.

Segundo a UA, «com uma evolução significativa ao nível do controlo comportamental do robô, a equipa CAMBADA foi capaz de superar as várias dificuldades do torneio contra equipas cujos robôs podem atingir velocidades duas vezes superiores aos seus».

A equipa disputou 14 jogos, venceu 12, e assegurou pelo 3º ano consecutivo o maior número de golos marcados da competição, com um total de 71 golos, e a melhor diferença entre golos marcados e sofridos (58).

A equipa CAMBADA foi a única do torneio a vencer a nova campeã do Mundo (RFC Stuttgart, da Alemanha), durante a fase de grupos, com um expressivo resultado de 5-2, no único jogo disputado entre as duas equipas.

Criada em 2003 a equipa CAMBADA é constituída por docentes, investigadores e estudantes ligados ao DETI – Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro e à Actividade Transversal em Robótica Inteligente do Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro (IEETA).

INFO UA «As competições robóticas pretendem promover a investigação na área emergente da robótica bem como a divulgação da robótica e da ciência e tecnologia em geral. A nível internacional, a principal referência é o RoboCup, campeonato mundial de robótica realizado anualmente desde 1997.

O RoboCup, cuja ênfase é ter robôs a funcionar em equipa, inclui várias modalidades de competição, nomeadamente futebol robótico, busca e salvamento em situações de catástrofe e robótica doméstica. Na modalidade de robôs futebolistas médios do RoboCup (MSL) os jogos disputam-se num campo de 18m x 12m, sendo as equipas constituídas por um máximo de 5 robôs móveis com uma altura limite de 80cm e um peso que não pode ultrapassar os 40Kg.

Os robôs são completamente autónomos, isto é, não pode haver qualquer intervenção humana nas decisões que o robô toma durante os jogos. Consequentemente, todas as decisões são baseadas nas informações recolhidas pelo sistema sensorial do robô, que são processadas pelo seu software de controlo de acordo com uma estratégia pré-definida, e na partilha de informação entre os robôs e uma aplicação informática, igualmente autónoma, que desempenha o papel de treinador.

Esta modalidade é uma das que desperta maior atenção devido à sua elevada multidisciplinaridade. Na verdade, o desenvolvimento de uma equipa de robôs com estas dimensões coloca numerosos desafios de natureza técnica e científica ao nível da mecânica e da electrónica. Por seu lado, a autonomia e a cooperação colocam desafios ao nível do processamento de sinal, controlo e inteligência artificial.

A equipa CAMBADA é também um projecto de investigação que foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, além de financiamento próprio da Universidade de Aveiro.

Notícias recentes