Quinta-feira, 12 Dezembro 2024
InícioAveiroUnidade de Saúde pronta até ao fim do ano

Unidade de Saúde pronta até ao fim do ano

A Unidade de Saúde de Santa Joana deverá estar terminada até ao final deste ano, disse ontem ao Diário de Aveiro o presidente da Câmara, Élio Maia, após uma visita à obra no âmbito de um périplo pela freguesia, que culminará na próxima segunda-feira com a reunião pública do Executivo municipal, noticia o Diário de Aveiro.

«A adjudicação do trabalho foi realizada em Setembro de 1999, mas entretanto a obra sofreu duas paragens «por situações de não cumprimento da Câmara e por atrasos dos vistos do Tribunal de Contas», segundo o presidente da Junta de Santa Joana, Vítor Martins. Ultrapassados esses imprevistos, a empreitada, cujo investimento é de 663.753,01 euros (mais IVA), encontra-se neste momento em fase de acabamentos. O montante é suportado pela Administração Regional de Saúde e pela Câmara de Aveiro (contribuiu com 30 por cento do financiamento e disponibilizou o terreno para a construção).
A Unidade de Saúde é um equipamento que continua a fazer falta à população da freguesia de Santa Joana, segundo palavras do presidente da Junta. Até lá, os utentes encontram resposta numa unidade provisória, que faculta três médicos de clínica geral, ou noutras freguesias.

«Espero que no final do ano a obra esteja concluída», refere Vítor Martins, apelando ao Estado para que depois dessa fase seja rápido a equipar o edifício. O presidente da Junta quer que a Unidade de Saúde entre depois em pleno funcionamento, com médicos, que é no fundo a sua finalidade. «São esperados entre cinco a sete médicos», lembra o autarca local, mas reforça que «não basta termos o edifício se não contarmos com a parte humana para servir a comunidade».

O vice-presidente da Câmara de Aveiro, Carlos Santos, diz-se «maravilhado» com a obra, salientando que a Unidade de Saúde será «um factor de valorização» e que «tem boas condições para prestar um bom serviço à população».

O projectoO projecto da Unidade de Saúde é da autoria dos arquitectos João Paulo Cardielos e Cláudia Albino e foi vencedor de um concurso público.
O edifício contempla seis gabinetes médicos, três de enfermagem, uma sala de tratamentos e dois gabinetes polivalentes, no que se refere à zona médica. Dispõe ainda de salas de espera, secretaria, zonas técnicas e zonas de apoio aos funcionários.

A área destinada à implantação da nova Unidade de Saúde de Santa Joana, que se pretende pólo catalizador de toda a freguesia e em especial da zona envolvente próxima, apresenta ainda um elevado grau de ruralização, comum à generalidade da área peri-urbana da cidade de Aveiro.

O projecto pretende assumir uma imagem de equipamento, que simultaneamente proporcione abertura franca e convite, sem perder a intimidade necessária ao correcto e eficaz desempenho das suas funções.
Optou-se por uma imagem neutral, de reduzida expressão volumétrica próxima das demais construções da zona, que a forte horizontalidade de muros e volumes vem reforçar.

Os responsáveis pelo projecto procuraram uma solução em sintonia com a arquitectura doméstica da envolvente, sem perder a imagem do equipamento público, libertando-o, porém de todas as responsabilidades e demais cargas administrativa, simbólica e representativa, que os edifícios confrontantes, de Igreja e da Junta de Freguesia podem e devem assumir. (Diário de Aveiro)

Notícias recentes