Conferência internacional «Geosphere/Biosphere/Hydrosphere Coupling Processes, Fluid Escape Structures and Tectonics at Continental Margins and Ocean Ridges», dias 30 e 31 de Janeiro e 1 e 2 de Fevereiro, no Complexo Pedagógico da Universidade de Aveiro.
Durante a conferência reúnem representantes da UNESCO com especialistas internacionais convidados, numa sessão aberta, para discutir o lançamento de um novo programa de investigação integrado sob o tema Geosphere/Biosphere Coupling, patrocinado pela UNESCO.
Conferência patrocinada pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO para “dar um contributo para uma melhor compreensão de determinadas interacções em sistemas complexos, tais como os ventos hidrotermais ou ajustamentos tectónicos activos”.
Durante os trabalhos são apresentados os resultados da investigação obtidos durante o Cruzeiro Científico TTR-11, realizado no Golfo de Cádiz e na Margem Sul Portuguesa, em Agosto/Setembro passado, durante o qual foram investigadas e descobertas algumas estruturas de escape de fluidos ricos em metano (vulgarmente designadas vulcões de lama) na margem Sul Portuguesa e no Golfo de Cádiz.
Vulcão Universidade de Aveiro “Em honra da participação da Universidade de Aveiro nos últimos 3 anos em cruzeiros deste Programa patrocinado pela UNESCO (Programa Training Through Research), foi decidido pela equipa científica internacional a bordo do navio Russo Professor Logachev, atribuir o nome de “AVEIRO” a um dos vulcões de lama submarinos descobertos”.
O cruzeiro foi co-financiado pelo Departamento de Geologia Marinha do Instituto Geológico e Mineiro (Projecto INGMAR, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do Programa de Reforma aos Laboratórios de Estado), pela Universidade de Aveiro (Centro das Zonas Costeiras e do Mar), pela Universidade de Moscovo e pela UNESCO.
Espera-se a participação de “grandes especialistas em diversos domínios das ciências marinhas, particularmente nas áreas da geologia e biologia, ligados à investigação de hidratos de metano e estruturas de escape de fluidos em margens continentais”. São esperados também representantes da UNESCO
Informações: Luís Menezes Pinheiro, telefone nº 234 370 757, fax nº 234 370 605, E-mail: Imp@geo.ua.pt ou com Marina Ribeiro da Cunha, telefone nº 234 370 785, fax nº 234 426 408 ou E-mail mcunha@bio.ua.pt