De acordo com a Associação Portuguesa dos Nutricionistas existe na Sub-Região de Saúde de Aveiro somente um nutricionista para os 20 centros de saúde do Distrito de Aveiro, segundo comunicado difundido esta quinta-feira.
Para os responsáveis da APN, esta é uma situação «grave tendo em conta a importância que os nutricionistas têm na promoção da saúde e prevenção da doença».
Segundo o comunicado, «numa altura em que a obesidade é considerada pela OMS a Epidemia do séc. XXI e que os casos de morte por doença provocada por distúrbios alimentares estão a crescer, a Associação Portuguesa dos Nutricionistas alerta para a urgência do aumento do número de profissionais disponíveis nos Cuidados de Saúde Primários».
Na região Norte, há 38 profissionais para os 101 centros.
Os dados referentes a Maio de 2007 revelam que para cada 183 mil portugueses existe apenas 1 nutricionista nos centros de saúde.
Segundo a OMS, em 2025, 50% da população mundial será obesa. Em Portugal, os números revelam que 32% das crianças com idades entre os 7 e os 9 anos apresentam excesso de peso, sendo 11% obesas (*1) e 24% das crianças em idade pré-escolar têm excesso de peso, sendo que 7% são obesas (*2). Na idade adulta, os indicadores apontam para 50% da população com excesso de peso, o equivalente a 3,7 milhões de adultos, sendo 15% obesa, o equivalente a 850 mil adultos obesos.