A Universidade de Aveiro recebe esta sexta-feira o 7º evento nacional da Conferência sobre o Futuro da Europa, uma iniciativa da União Europeia, num momento de guerra, em plena invasão militar da Ucrânia pela Rússia, com reflexos nos países vizinhos, como da União Europeia (EU), e outros.
Mesmo assim, o objetivo da conferência de Aveiro mantém-se: «contribuir para um melhor conhecimento das preocupações e anseios da sociedade civil e levar a Europa para lá das suas capitais».
O encontro começa às 15:00h, na Sala de Atos da Reitoria.
O comunicado da UA e a EU https://futureu.europa.eu/pages/about?locale=pt não se referem à guerra mas o conflito em curso condicionará esta conferência apresentada como uma «ocasião única e oportuna para os cidadãos europeus debaterem os desafios e as prioridades da Europa».
É considerado um evento para «refletir sobre o futuro que deseja para a União Europeia contando com o envolvimento do Governo, Comissão de Assuntos Europeus da Assembleia da República, Conselho Económico e Social, Representação Comissão Europeia em Portugal, gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, Associação Nacional de Municípios Portugueses e Conselho Nacional de Juventude.