Segundo o aluno de Engenharia Mecânica da UA e Coordenador do Projecto carro-maca Mercúrio RGS, Ricardo Beja, a partir de Março será possível produzir e entregar um carro por semana, respondendo assim ao crescente interesse pela viatura.
O Beira-Mar, Penafiel, o Boavista e um particular que pretende oferecer o carro ao Braga, foram os que mostraram maior interesse pelo carro ecológico que “com a produção em série à vista, o custo não vai ultrapassar os 10.000 euros”, segundo o ua_on line.
O carro, apresentado publicamente em Novembro último, foi desenvolvido pelo Mec Team – um grupo de 10 alunos do 4º e 5º anos de Engenharia Mecânica da UA) com a colaboração da empresa Auto Marcelino, ao nível das infra-estruturas e mão-de-obra.
O carro-maca destina-se ao transporte de jogadores lesionados nos relvados, bolas e equipamentos durante os treinos e de apoio às infra-estruturas (centros de estágio) dos clubes.
“Construído em fibra de carbono e vidro, está equipado com um motor eléctrico capaz de atingir os 80 quilómetros por hora e possui rodas especialmente concebidas para não danificar a relva. Totalmente produzido em Portugal, o Mercúrio RGS dispõe de um controlador que pode ser programado consoante as necessidades, o que permite aumentar a sua autonomia. Em formato standard, o veículo está preparado para circular cerca de 80km sem necessitar de recarregar as baterias”.